
ATIVIDADES E TRABALHOS
Este é um dos projetos que desenvolvemos no nosso agrupamento, através de uma parceria entre as bibliotecas escolares e a ULS de Castelo Branco.
Vários têm sido os trabalhos realizados, as rotinas de escovagem implementadas, as sessões de esclarecimento promovidas com higienistas, assim como múltiplas e sempre muito animadas atividades de leitura, com recurso aos audiocontos ou em sessões de animação de leitura a partir de titulos selecionados sobre o tema.
O Projeto
O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral de Saúde celebraram um protocolo, em julho de 2011, com outros parceiros, que visa desenvolver ações de promoção da leitura, da felicidade e da saúde, centradas no projeto SOBE que reúne as duas valências: saúde oral e bibliotecas escolares.
Foi criado um conjunto de materiais, incluídos no Kit SOBE, pensando numa abordagem da temática da Saúde Oral de uma forma flexível, integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis e que tem vindo a ser distribuído a todas as bibliotecas escolares.
Os conceitos de Saúde Oral podem ser reforçados de diversas formas, nas diferentes áreas dos currículos escolares. A educação para a saúde é mais eficaz quando é integrada nas atividades normais da sala de aula em vez de ser apresentada fragmentada ou mencionada apenas na presença de profissionais da saúde oral.
A marca de água do projeto SOBE é fazer com que a integração da temática da saúde oral nos currículos escolares se torne inevitável. Assim, a intenção do SOBE é permitir que os professores usem o tempo de forma mais eficiente, aproveitando-se destas sobreposições entre as áreas, evitando fragmentar o dia com matérias separadas e aumentando as ofertas de aprendizagem.
Deixe uma Resposta