
Aprender com a biblioteca escolar
Saber usar os media
Apresentação:
Os alunos pesquisam sobre matérias escolares e temas do seu interesse. Recorrem à informação disponível em fontes documentais físicas e digitais – em redes sociais, na Internet, nos media, livros, revistas, jornais. Avaliam e validam a informação recolhida, cruzando diferentes fontes, para testar a sua credibilidade.
Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (2017)
As práticas de literacia dos media visam dotar os alunos de conhecimentos necessários para o seu uso criativo e informado. O aluno usa os média e espaços sociais de interação e comunicação de forma ética e responsável para produzir, comunicar e participar civicamente. A biblioteca escolar cria condições de acesso e oportunidades de aprendizagem, capacitando os jovens para a compreensão crítica da mensagem mediática, de forma a contribuir para a sua inclusão numa sociedade dominada pelas tecnologias e pelos média.
Aprender com a biblioteca escolar (2017)
A partir destas sugestões, e sempre procedendo à sua adaptação ao contexto de cada escola e de cada biblioteca, os professores bibliotecários e os docentes com quem colaboram poderão depois planificar mais detalhadamente cada atividade, recorrendo à grelha-matriz do Aprender com a biblioteca escolar.
Explorem e fiquem a conhecer esta página da RBE, clicando no nome em baixo ou na imagem, com propostas de atividades/ trabalho, organizadas por ciclo de ensino (do pré-escolar ao secundário) para conhecer, refletir e produzir.
Aprender com a biblioteca escolar | Saber usar os media

Programa Media Smart – Literacia em publicidade
A Rede de Bibliotecas Escolares associou-se à parceria entre a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas – ERTE(Direção Geral da Educação) e a Associação Portuguesa de Anunciantes – APAN para desenvolvimento do Programa Media Smart, que visa trabalhar princípios da literacia em publicidade.
Trata-se de “um programa sem fins lucrativos, de literacia sobre a publicidade nos diversos media (meios de comunicação social), destinado a crianças entre os 7 e os 11 anos de idade, para ensiná-las a pensar de forma crítica sobre a publicidade no contexto das suas vidas diárias.”
O Media Smart:
- disponibiliza materiais gratuitamente, em formato digital e impresso, aos professores, alunos e pais, nas escolas com 1º e 2º ciclos;
- realiza atividades de formação – sessões informativas com especialistas, presenciais e a distância – sobre “Literacia para os Media”;
- apresenta um conjunto de hiperligações e vídeos associados ao tema;
- divulga artigos de opinião;
- promove concursos e atribui prémios às escolas participantes e vencedoras.
Todos os materiais estão disponíveis na página da Internet do Media Smart, incluindo:
- Módulo 1. Introdução à publicidade (Manual para os professores. Crianças dos 7 aos 11 anos);
- Módulo 2. Publicidade dirigida a crianças;
- Módulo 3. Publicidade não comercial.
Os módulos são acompanhados de fichas de trabalho e de um CD.
Via RBE
Deixe uma Resposta