Neste ano letivosurgem novidades… A Educação Sexual é uma delas!
No projeto de educação para a saúde da nossa escola, será colocado em prática em cada turma um plano de educação sexual, envolvendo todas as disciplinas.
A educação sexual deve ser abordada no 2.º e 3.º ciclos nas chamadas áreas curriculares não disciplinares como o Estudo Acompanhado ou a Formação Cívica. com destaque para a área curricular não disciplinar de Formação Cívica, onde o diretor de turma terá um papel de relevo na divulgação/difusão de informação, materiais e aprendizagens.
A este propósito, Daniel Sampaio, um reconhecido psiquiatra e escritor português, afirma que estes projetos devem funcionar em articulação com os centros de saúde e, além de esclarecerem os adolescentes sobre sexualidade, podem ajudar a detetar problemas como a anorexia e a depressão.
Agora é preciso imaginação e adequar as atividades ao público… Está lançado o desafio!
«Sabe-se que o reconhecimento da educação sexual como componente fundamental do direito à educação e da reflexão sobre temas da sexualidade humana em meio escolar representa um momento relevante na história da saúde sexual dos jovens.
(…) Aliada a essas questões emerge outra que se refere à formação de professores em educação sexual para trabalhar com os seus alunos. Todos esses questionamentos estão presentes no dia-a-dia da sala de aula onde os professores se confrontam com a realidade escolar.
(…) Desenvolver empatia e lembrar nossa própria história na construção da nossa sexualidade refaz o auto-conhecimento e fortalece-nos como educadores. Buscar não repetir os mesmos equívocos que cometeram connosco, como sonegar e segredar informações, pode contribuir para a prevenção da gravidez não planeada, das Infecções Sexualmente Transmissíveis e VIH/SIDA e da violência sexual, temas essenciais no âmbito dos conteúdos de Educação Sexual.
(…) Pretende-se, com esta acção, contribuir para clarificar algumas das principais dificuldades/preocupações, apresentadas no decorrer da Investigação de Doutoramento da Doutora Graziela Pereira, em 2007, tais como: a ausência de uma Educação Sexual Intencional, a prevenção das IST e VIH/SIDA, da violência sexual (emocional e física) e a adopção de estilos relacionais saudáveis e responsáveis.»
Legislação: Portaria 196-A 2010 Ed Sexual
Para ajudar alunos e professores, prestando o necessário apoio curricular, a biblioteca deixa aqui algumas sugestões de livros e leituras, filmes, documentários, músicas e muito mais! Ora espreita:
Educação Sexual em meio escolar
Objetivos:
Contribuir para uma melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais entre os jovens.
Contribuir para a redução das possíveis consequências negativas dos comportamentos sexuais, tais como a gravidez não planeada e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Contribuir para a tomada de decisões conscientes na área da educação para a saúde – educação sexual.
Mais informação no website da DGIDC.
Revista “Educação Sexual em Rede”
Boas leituras em www.apf.pt!
Mais informação no website da APF: www.apf.pt
Sítios:
- http://www.apf.pt– Portal da Saúde Sexual e Reprodutiva, com áreas dedicadas à sexualidade e dirigidas para jovens e educadores.
- http://juventude.gov.pt/IPJ/ – Portal do Instituto Português da Juventude, com informação sobre sexualidade e educação sexual, onde pode colocar as suas questões a especialistas.
- http://www.tu-alinhas.pt – Portal do Instituto da Droga e Toxicodependência do Ministério da Saúde, onde se abordam as drogas, toxicodependência e educação para a saúde.
Linhas telefónicas
- Sexualidade em Linha | 808 222 003. Dias úteis das 10h00 às 19h00 e sábados das 10h00 às 17h00. Informação, apoio, esclarecimento, orientação e encaminhamento na área da Saúde Sexual e Reprodutiva e temáticas associadas. É um serviço anónimo e confidencial, com o custo de chamada local.
- Linha Opções | 707 2002 49. Dias úteis das 12h00 às 20h00. Linha de informação, aconselhamento e ajuda sobre gravidez não desejada. É um serviço anónimo e confidencial.
- Linha SOS Grávida | 808 201 139. Dias úteis das 10h00 às 18h00. Informação e apoio a grávidas.
- Linha Verde de Medicamentos e Gravidez | 800 20 28 44. Das 9h00 às 13h30 e das 14h30 às 17h00. Disponibilização e divulgação de informação fidedigna quanto às questões específicas da utilização de medicamentos e meios de diagnóstico, em função da gravidez e aleitamento.
- Linha Sida | 800 26 66 66 – mailto:cnsida@sida.acs.min-saude.pt De segunda-feira a sábado das 14h00 às 20h00. Informação, encaminhamento e apoio na área da SIDA. É um serviço anónimo, confidencial e gratuito.
- Linha SOS-SIDA | 800 20 10 40. Dias úteis das 17h30 às 21h30. Informação, encaminhamento e apoio na área da SIDA.
- Linha Vida | 1414 – linha.vida@idt.min-saude.pt. Dias úteis das 10h00 às 20h00. Informação, encaminhamento e apoio na área das drogas e da toxicodependência. É um serviço anónimo, confidencial e gratuito.
Livros, filmes, músicas… algumas sugestões
Livros:
- Depois daquela viagem, de Valéria Polizzi
- Sexo sem tabus, de Marta Crawford
- Guia da vida sexual da malta nova – Colecção “As Dicas do Titeuf”
- Educação da sexualidade no dia-a-dia da prática educativa (Alda Maria Dias, Publicações Casa do Professor)
- Educação Sexual – Contextos de sexualidade e adolescência (ASA Edições)
- Educar para a sexualidade, Helena Alcobia; Alexandra Mendes; Helena Serôdio (Porto Editora)
- Educação Sexual, Guia anotado de recursos, Ministério da Educação
- Enciclopédia ABC do Crescimento, Grupo Oceano
- Vagabundos de nós, Daniel Sampaio, Caminho
- O sexo contado aos pequenos, Grupo Oceano
- O grande livro da sexualidade, José, Díaz Morfa, Didática Editora
Filmes:
Juno,
Filadélfia,
Billy Elliot,
O Segredo de Brokeback Mountain,
Milk,
A Cor Púrpura,
Relatório Kinsey,…
Resumo… Precious Jones, dezasseis anos, corpo de mulher e coração de menina, está à espera do segundo filho. É negra, pobre, obesa, analfabeta e está muito só. Violada pelo pai, que é também o pai dos seus dois filhos, e abusada pela mãe, que encontra sempre novas formas de explorar a filha a vários níveis, Precious perde o seu último vínculo com a realidade ao ser expulsa da escola. Sozinha nas ruas de Harlem, Precious fica muito próxima do abismo, vencida pela raiva e pelo desespero. Até ao dia em que é admitida numa outra instituição e encontra na sua nova professora o estímulo para não desistir. Pela mão de Blue Rain, Precious descobre a magia das letras que formam palavras e frases, e encontra na leitura e na escrita a porta para o mundo que ela julgara estar definitivamente fechada. A menina de Harlem descobre que tem sentimentos, tem sonhos e, mais importante do que tudo, tem uma voz só sua.
nUm filme dramático baseado no livro “Push”, de Ramona Lofton (sob o pseudónimo Sapphire), com a realização de Lee Daniels e com a produção de Oprah Winfrey e Tyler Perry. Nomeado para seis Óscares, entre os quais melhores filme, realizador, actriz (Gabourey Sidibe) e actriz secundária (Mo’Nique), o filme tem em Portugal o apoio da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que aproveita o mote para trazer novamente à ordem do dia a discussão sobre as vítimas de violência doméstica.
Website oficial: http://www.weareallprecious.com/
De Peter Jackson. Com Susan Sarandon, Mark Wahlberg, Rachel Weisz…
“The Lovely Bones”… Baseado no best-seller de Alice Sebold. A história centra-se na vida de uma adolescente que, depois de morta, observa a sua família e o seu assassino a partir do céu. E é a partir daqui que ela vai ter que equilibrar o seu desejo de vingança com a vontade de ver a sua família novamente feliz.
Apesar do objectivo do filme ser outro, também podemos ver retratadas situações de aliciamento/sedução ou engano, sem aparente coação das vítimas, utilizadas pelo agente agressor/violador/assassino sobre crianças/adolescentes.
Website oficial: http://www.lovelybones.com/
Músicas:
Rape Me – Nirvana
Amor e Sexo – Rita Lee
Foi feitiço – André Sardet
Tudo o que eu te dou – Pedro Abrunhosa
A equipa da biblioteca espera pela tua visita!
Podes ainda visitar o blogue de educação sexual da tua escola e ler mais, aprender mais e perguntar mais! Vai até lá!
Aqui fica o endereço:
http://educacaosexual-afonsopaiva.blogspot.com/
E agora, mãos à obra e BOM TRABALHO para todos!