Afinal o que é o 25 de Abril? O que aconteceu de tão importante nessa data?
Aqui fica uma breve explicação:
Antes do dia 25 de Abril de 1974, o nosso país vivia mergulhado na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, quem governou Portugal até esse dia foi Salazar e Marcelo Caetano. Não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a mandar. As pessoas não tinham liberdade para dizerem o que pensavam sobre o governo. Havia a PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.
Com o 25 de Abril, mudou muita coisa no nosso país. Acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a ter liberdade porque aconteceu uma revolução, a Revolução dos Cravos. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia com os soldados que nos libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava! Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime. Muitos distribuíam cravos vermelhos.
Por este motivo, o dia 25 de Abril foi declarado «DIA DA LIBERDADE» e é feriado nacional.
Para saberes mais sobre este dia e esta revolução, consulta os seguintes recursos em linha que selecionámos
Centro de Documentação 25 de Abril – Universidade de Coimbra
25 de Abril – O dia da Liberdade (vídeo)
PCP – Dossiê sobre o 25 de Abril e os direitos das mulheres
Cronologia do 25 de Abril (RTP vídeos)
Associação Zeca Afonso (Discografia completa)
O 25 de Abril de 2014 fotografado como se estivéssemos em 1974 (Expresso)
Ensina RTP – Cadernos de Abril
Paredes e Murais do 25 de Abril (TSF)
A marcha rumo à liberdade (Sábado)
Hemeroteca Digital – o 25 de Abril na imprensa da época
REVISTAS EM LINHA
1. Revista Camões
A propósito da comemoração dos 25 anos do 25 abril, o Instituto Camões dedicou, em 1999, o n.º 5 da sua Revista Camões, à Revolução dos Cravos, uma edição disponível agora em formato digital (pdf), que pode ser descarregada AQUI.
(Artigos de Manuel Alegre, Urbano Tavares Rodrigues, Edite Estrela, Diana Andringa, João Pinharanda, Álvaro Guerra, José Jorge Letria, Cecília Barreira e muitos outros)
2. Revista Blimunda
Numa data tão simbólica para Portugal, a Blimunda não poderia ficar alheia ao aniversário de 40 anos do 25 de Abril. Neste mês a revista dedicou boa parte dos seus conteúdos à celebração da Revolução dos Cravos. A revista pode ser descarregada AQUI.
(Textos de Eduardo Lourenço, Andreia Brites Sara Figueiredo Costa, entre outros.)
3. Publicação “Os dias da Revolução na imprensa portuguesa”
40 anos de Abril, 40 páginas dedicadas ao aniversário da Revolução dos Cravos, reunidos numa parceria entre o Expresso e a Câmara Municipal de Lisboa, através da sua Hemeroteca Municipal.
Acesso gratuito em linha AQUI.
FILMES:
1. Capitães de Abril (2000), de Maria de Medeiros
Em 2000, Maria de Medeiros apresenta o filme Capitães de Abril. A sua estreia teve bastante sucesso e recebeu vários prémios nacionais e internacionais. A história é baseada no golpe de estado militar, que ocorreu em Portugal, a 25 de Abril de 1974.
Vê o trailer aqui:
2. Bom Povo Português (1980), de Rui Simões
Um documentário histórico de longa-metragem que descreve a situação social e política de Portugal entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975
Vê o trailer aqui:
3. Outro País: Memórias, Sonhos, Ilusões… Portugal 1974/1975 (2000), de Sérgio Tréfaut
Em 25 de Abril de 74 um golpe militar derrubou a mais antiga ditadura ocidental sem derramar uma gota de sangue. A descoberta da democracia e o desmantelar do último império colonial europeu projectaram Portugal para o primeiro plano da actualidade internacional.
Durante a revolução dos cravos alguns dos maiores fotógrafos e documentaristas do mundo desembarcaram em Lisboa para recolher imagens: Glauber Rocha, Robert Kramer, Thomas Harlan, Pea Holmquist, Santiago Alvarez, Sebastião Salgado, Guy Le Querrec, Dominique Issermann, Jean Gaumy, etc. Quase todos sonhavam com um mundo diferente.
Vinham de Maio de 68, do Vietname, do Chile de Allende e viviam a Revolução Portuguesa como um laboratório único de experiências.
O que descobriram em Portugal? Que balanço fizeram anos mais tarde?
A pesquisa para este documentário revelou milhares de fotografias e cerca de 40 filmes estrangeiros sobre a Revolução Portuguesa.
Vê o trailer aqui:
4. Saturado (2009), de Tiago Afonso
“Saturado” é um “tríptico de filmes marcados pelo espírito revolucionário, pelas manifestações e pela contestação.
Vê o trailer (parte 1) aqui:
5. A Fuga (1999), de Luís Filipe Costa
Ficção baseada na novela do escritor Mário de Carvalho, sobre a PIDE, um clandestino e o 25 de Abril.
Vê o trailer aqui:
Em 2014 celebraram-se os 40 anos da revolução dos cravos e alguns meios de comunicação disponibilizaram dossiês relativos ao 25 de Abril e à comemoração destes 40 anos. Podem consultá-los AQUI.
[…] saberes mais podes sempre consultar o Dossiê “25 de Abril” aqui no blogue da tua […]