• Início
  • As Bibliotecas
  • E@D…
  • a Fazer…
  • a Ler…
  • a Visitar…

Viagem das Letras

um (re)encontro com o mundo dos livros…

Feeds:
Artigos
Comentários
« Afonso de Paiva marca presença na Fase Intermunicipal da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura
AE Afonso de Paiva EM ALTA VOZ assinala Dia Mundial da Leitura em Voz Alta ‘22 »

Nas Bibliotecas Escolares há Afetos e Emoções aos Milhões ❤

28/02/2022 por Bibliotecas Escolares Afonso de Paiva

A escola é o nosso mundo e o nosso lugar de encontro. É um lugar vivo onde nos renovamos a cada dia. Cada um aprende com o outro e é nesta troca de saberes que entramos no encantável mundo dos afetos. O afeto é o perfume da relação humana. Estimula o entusiasmo, transmite tranquilidade, desenvolve o interesse e intensifica a motivação. Deixemo-nos encantar pelos afetos e intensifiquemos o que de bom temos vindo a fazer e, por outro lado, abramos as portas para experimentar o que ainda não conhecemos.

Procurando fomentar o desenvolvimento dos afetos, dos bons valores e das atitudes positivas, as Bibliotecas Escolares do AE Afonso de Paiva, em colaboração com os Educadores e Docentes dos JI e EB e Técnicos do Agrupamento, promoveram na semana de 14 a 18 de fevereiro a Semana dos Afetos e muitas foram as surpresas amorosas onde a amizade, o amor familiar, o amor dos apaixonados, o amor fraterno, o amor profissional, o amor aos livros, aos animais e à natureza, o amor em toda a plenitude da sua essência foram o tema predominante.

Ao longo da semana, alunos, professores, pais e encarregados de educação, puderam apreciar as mostras bibliográficas de títulos em diferentes suportes (livro, DVD, Jogo…) sobre o Amor, com montras alusivas e decorações a rigor, mensagens de amizade e carinho e de amor em Exposição, dois Gigantes ❤   pintados por partes nos intervalos e horas de almoço pelos diferentes utilizadores das bibliotecas escolares (professores, alunos e assistentes), jogos doces e amorosos, uma Exposição de Postais “de los enamorados” dos alunos de Espanhol, numa atividade promovida pelas Docentes de Espanhol com os alunos do 3º ciclo, foram algumas das atividades que fizeram as delícias dos nossos visitantes!

Complementarmente, a Equipa das Bibliotecas Escolares promoveu sessões de animação de leitura com os cinco grupos de Pré-escolar do JI das Violetas e de 1º Ciclo as duas turmas de 1º ano das EB Afonso de Paiva, Mina e S. Tiago e ainda as quatro turmas de 2º e 3º anos da EB Afonso de Paiva, a partir das histórias “O lobo que queria ter uma namorada” de Orianne Lallemand; “Era uma vez um gato xadrez” de Bia Villela; “No meu coração pequenino” de Jo Witek; “De que cor é um beijinho?” de Rocio Bonilla e “Palavras com beijo dentro” de Maria Teresa Maia Gonzalez, envolvendo cerca de trezentos alunos com afetos e emoções aos milhões!

Nas diferentes salas dos JI e Escolas Básicas do Agrupamento os professores e técnicos especializados também desenvolveram várias atividades de leitura, desenho e pintura, música e dança, a partir de sugestões e partilhas de recursos realizados pelas bibliotecas no apoio aos currículos, confluindo para uma data sinalizadora de sentimentos humanos alicerçados em amor e amizade entre as pessoas, num convívio saudável e numa vivência com respeito e responsabilidade, com contributos positivos e sérios para a formação integral de crianças e jovens.

  • E-mail
  • Imprimir
  • Tweet
  • Mais
  • Share on Tumblr
  • Telegram
  • WhatsApp
  • Pocket

Gostar disto:

Gosto Carregando...

Relacionado

Publicado em Alunos, Bibliotecas Escolares, Crianças, Educação para a Cidadania, Educação para os Valores, Escola, Leitura, Leituras, Livros, Professores | Com as etiquetas agrupamento de escolas afonso de paiva, animação de leitura, biblioteca escolar afonso de paiva, biblioteca escolar s. tiago, literacia emocional, promoção de leitura, semana dos afetos |

  • Ler, Contar e Recontar | Ideias com Mérito RBE

  • Saber Ler+: Práticas Inclusivas de Leitura (RBE)

  • Histórias para Aconchegar

  • Segue-nos

    instagram twitter youtube pinterest goodreads

  • BE on-line | Atendimento Assíncrono

  • BE on-line | Atendimento Síncrono-Docentes

  • BE on-line | Atendimento Síncrono-Alunos

  • Artigos Recentes

    • #diamundialdolivro
    • Concurso de Ideias | Cartazes da Semana da Leitura ’22
    • Mês Internet + Segura 2022 | Juntos por uma Internet Melhor
    • Semana da Leitura ’22 | LER SEMPRE LER EM QUALQUER LUGAR.
    • Temos Green Chefs na Turma ST4A!
  • Separadores do blogue

    • a Fazer…
      • Apoio aos Currícula
        • Dossiê 100 anos Sophia de Mello Breyner Andresen
        • Dossiê 25 de Abril
        • Dossiê Acordo Ortográfico
        • Dossiê Educação Sexual
        • Dossiê I Guerra Mundial (1914-1918)
        • Dossiê II Guerra Mundial (1939-1945)
        • Recursos Educativos para Professores
        • Recursos na BE | Temas em Livros
      • Clube de Leitur@s
      • Literacias
        • Literacia da informação
        • Literacia da leitura
          • Audiobooks
          • Ebooks
        • Literacia digital
          • Ferramentas digitais
          • Segurança na Internet
        • Literacia dos média
      • Planos, Programas e Projetos
        • Plano Nacional de Leitura
        • Programa Biblioteca Aberta
        • Programa Biblioteca Ativa
        • Programa Biblioteca Forma
        • Programa Biblioteca Viva
        • Programa Itinerâncias: “Malas com Rodas Cheias de Histórias”
        • Programa Monitores da BE
        • Programa Voluntários de Leitura
        • Projeto aqua Narrabilis
        • Projeto Boys Reading
        • Projeto LiRe 2.0
        • Projeto SABE+
        • Projeto Saber Ler+
        • Projeto SOBE
      • Promoção de Leitura
        • Autor do Mês
        • Filme do Mês
        • Leitor do Mês
        • Livro da Semana
    • a Ler…
      • PNL 2027 | Ideias de Leitura e Escrita
        • Ler+ Ciência | Livros que queremos ler
        • Livros para miúdos
    • a Visitar…
      • Editoras e Livrarias para os mais novos
      • Escritores e Ilustradores
      • Jogos e Passatempos
    • As Bibliotecas
      • CATÁLOGO DIGITAL
        • infoBIB | Difusão Bibliográfica
      • Equipa
        • Contactos
      • Horário
      • Organização e Gestão
        • Missão
        • Objetivos
        • Regimento
          • Guia do Utilizador
      • Plano de Ação 21.25
      • Plano de Atividades 21.22
        • Avaliação de atividades
    • E@D…
  • Ligações de interesse:

  • Apoio ao estudo

    • 20 Aula Digital
    • Atlas Geográfico Escolar
    • Biblioteca Nacional de Portugal
    • Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
    • Ciberescola da Língua Portuguesa
    • Conjuga-me
    • Conjugador de Verbos
    • Conversor Ortográfico
    • Dicionário Biográfico
    • Dicionário de Espanhol
    • Dicionário de Francês
    • Dicionário de Inglês
    • Dicionário de Língua Gestual
    • Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa
    • Dicionário de Rimas
    • Dicionário de Siglas
    • Dicionário de Sinónimos
    • Dicionário Etimológico
    • Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
    • E-Dicionário de Termos Literários
    • ebiografia
    • Enciclopédia de Símbolos
    • Enciclopédia Portuguesa de Direitos Humanos
    • Ensina RTP
    • Escola Virtual
    • Inglês 2º ciclo
    • Jogos para Aprender+
    • Plataforma Português mais perto
    • Portal da Língua Portuguesa
    • Portal da Literatura Portuguesa
    • Português, 9º ano
    • PPPLE – Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna
    • Sala de Estudo da Língua Portuguesa
    • Tradutor de Texto
  • Apoio à cidadania e desenvolvimento

    • 1 PASTA RECURSOS CD
    • 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal
    • Alimentação Saudável e Sustentável
    • Amnistia Internacional Portugal
    • AR | Cidadania e participação
    • CIG | Comissão para a cidadania e igualdade de género
    • DGE | Dimensão Europeia da Educação
    • Educar para Cooperar
    • Fundação Gonçalo da Silveira
    • IPDJ | Cidadania
    • MEC | Educação para a Cidadania
    • No Bully Portugal
    • Nutrimento
    • Observatório dos Recursos Educativos
    • Plataforma Portugal Voluntário
    • PNL | Biblioteca Digital
    • Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável
    • RBE | Cidadania e Biblioteca Escolar
    • Rede Educação Cidadania Global
    • Redes para o Desenvolvimento
    • RTP Ensina
    • SeguraNet
  • Apoio à leitura e escrita

    • Audioteca – AE Padre Alberto Neto
    • Biblioteca Nacional de Portugal
    • Casa da Leitura
    • Cata Livros
    • Contos de Hans Christian Andersen
    • Era uma vez…
    • Fábulas e Contos
    • Histórias para os mais pequeninos
    • Leitur@ gulbenkian – Rol de Livros
    • Ler + , Ler Melhor (RTP)
    • Letra pequena | Livros para Escutar
    • Luso Livros
    • Nativos Digitais Leem+
    • No mundo das fábulas
    • O caminho das letras
    • O sótão da Inês
    • Plano Nacional da Leitura
    • Portal da Literatura
    • RBE – Rede de Bibliotecas Escolares
    • Storyline Online
    • Zig Zag | Hora do Conto
  • Bibliotecas digitais

    • Biblioteca Americana
    • Biblioteca Britânica
    • Biblioteca de Literacia em Saúde
    • Biblioteca de Livros Digitais
    • Biblioteca Digital Camões
    • Biblioteca Digital de Estatísticas
    • Biblioteca Digital Europeia
    • Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares
    • Biblioteca Digital Luso-Brasileira
    • Biblioteca Digital Mundial
    • Biblioteca Digital Porto Editora
    • Biblioteca Miguel Cervantes
    • Biblioteca Nacional de Portugal
    • Biblioteca OLP
    • Biblioteca RBE
    • Bibliotrónica Portuguesa
    • Children’s Books Online
    • Domínio Público
    • Dorinateca
    • Hemeroteca Digital
    • International Children's Digital Library
    • Kidde Time
    • Livros Digitais
    • Luso Livros
    • Meloteca
    • Nativos Digitais Leem+
    • Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal
    • Projecto Adamastor
    • Projecto Gutenberg
  • Instituições de apoio e fomento do livro e da leitura

    • AASL – American Association of School Librarians
    • AEAP – Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva
    • APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros
    • BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
    • Banco del Libro
    • Casa Del Lector
    • CBL – Câmara Brasileira do Livro
    • CEPLI – Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil
    • CNE – Conselho Nacional de Educação
    • DGE – Direção-Geral da Educação
    • DGEEC – Direção-Geral de Estatisticas da Educação e Ciência
    • DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
    • Fundação Gulbenkian
    • Fundação José Saramago
    • Fundação Mário Soares
    • Fundación El Libro
    • Fundación Germán Sánchez Ruipérez
    • IAC – Instituto de Apoio à Criança
    • IASL: International Association of School Librarianship
    • IBBY – International Board on Books for Young People
    • Instituto Camões
    • Leer.es
    • MEC – Ministério da Educação e Ciência
    • Observatório da Língua Portuguesa
    • PNEP – Programa Nacional do Ensino do Português
    • RBE – Rede de Bibliotecas Escolares
    • SPA – Sociedade Portuguesa de Autores
    • Voluntários de Leitura
  • Museus

    • Galeria Degli Uffizi, Florença
    • MET – Museu Metropolitano de Arte, Nova Iorque
    • MoMA – Museu de Arte Moderna, Nova Iorque
    • MuDI – Museu do Desenho e da Ilustração, Buenos Aires
    • Museu Beatrix Potter
    • Museu Cargaleiro
    • Museu da Língua Portuguesa
    • Museu do Louvre, Paris
    • Museu do Prado, Madrid
    • Museu Eric Carle
    • Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
    • Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
    • Museu Roald Dahl
    • Museus de Portugal
    • National Gallery, Londres
  • Pesquisa

    • DuckDuckGo
    • Google
    • Kiddle
    • Thinga
  • Publicações em linha

    • A Bola
    • Blitz
    • Expresso
    • iOnline
    • Jornal de Letras, Artes e Ideias
    • Jornal de Notícias
    • Jornalíssimo
    • Observador
    • Público
    • Publicação CDIE | Difusão Bibliográfica da DGE
    • Record
    • Revista A casa do João
    • Revista adolesCiência
    • Revista Babar
    • Revista Blimunda
    • Revista Cadernos BAD
    • Revista Criaturas
    • Revista de Ciência Elementar
    • Revista Entreler
    • Revista Estante
    • Revista Estrelas e Ouriços
    • Revista InfoCEDI
    • Revista Mais Educativa
    • Revista National Geographic Portugal
    • Revista Noesis
    • Revista PALAVRAR
    • Revista Pontes de Vista
    • Revista Pontos de Vista
    • Revista Sábado
    • Revista Visão
    • Revista Visão júnior
  • #etiquetas

    1.ciclo 2.ciclo 3.ciclo agenda agrupamento de escolas afonso de paiva alunos animação de leitura apoio aos currícula autores biblioteca escolar afonso de paiva biblioteca escolar s. tiago bibliotecas escolares concurso nacional de leitura efemérides escritores ilustradores leitura livros mês internacional das bibliotecas escolares novidades promoção da leitura promoção de leitura RBE semana da leitura vídeos
  • Calendário

    Fevereiro 2022
    S T Q Q S S D
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28  
    « Jan   Mar »
  • RSS Público.pt

    • A festa da ópera em Lisboa vai começar e acabar com um baile de máscaras 18/08/2022 publico@publico.pt
    • Em Luanda, a UNITA está forte, mas parece que quem ganha é o MPLA 18/08/2022 publico@publico.pt
    • Festival ESTALEIRO leva África Negra, Kelman Duran e Maria Reis a Esposende 18/08/2022 publico@publico.pt
  • Blogues que sigo

    • Locall Project
    • Kindergarten Nana
    • Plano Nacional de Leitura 2027 | Portugal
    • On the same page
    • Escola Portuguesa
    • CNAPEF - Educação Física e Desporto
    • RECURSOS EDUCATIVOS
    • ANLite
    • OBSERVATÓRIO dos Recursos Educativos
    • Blogue do IILP
    • Literatura Infantil Digital
    • Astrid Lindgren Memorial Award
    • Leer, escribir y hablar para cambiar
    • Universo Abierto
    • Del BIC al TIC... Reflexiones sobre educación.
  • Visitantes

    • 204.955 visitas
  • Introduz o teu email para te tornares seguidor deste blogue e receberes notificações de publicações

    Junte-se a 441 outros seguidores
  • Licença Creative Commons

    Licença Creative Commons
    Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

Site no WordPress.com.

WPThemes.


Locall Project

Local Linguistic Landscapes

Kindergarten Nana

Just another WordPress.com site

Plano Nacional de Leitura 2027 | Portugal

Plano Nacional de Leitura 2027 | Portugal

On the same page

Escola Portuguesa

Histórias, informações e opiniões de um professor português, sobre educação e não só...

CNAPEF - Educação Física e Desporto

Somos o Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto, uma organização com 33 anos de existência e que tem como objetivo principal representar e reforçar o papel dos profissionais de Educação Física em Desporto na Sociedade Portuguesa.

RECURSOS EDUCATIVOS

NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

ANLite

Audiências, Notícias e Literacia | Audiences, News and Literacy

OBSERVATÓRIO dos Recursos Educativos

Blogue do IILP

Promocão e difusão da língua portuguesa

Literatura Infantil Digital

Astrid Lindgren Memorial Award

The World's Largest Children's Literature Award

Leer, escribir y hablar para cambiar

Universo Abierto

Blog de la biblioteca de Traducción y Documentación de la Universidad de Salamanca

Del BIC al TIC... Reflexiones sobre educación.

Joaquín Llamas Luque

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
  • Seguir A Seguir
    • Viagem das Letras
    • Junte-se a 441 outros seguidores
    • Already have a WordPress.com account? Log in now.
    • Viagem das Letras
    • Personalizar
    • Seguir A Seguir
    • Registar
    • Iniciar sessão
    • Copy shortlink
    • Denunciar este conteúdo
    • View post in Reader
    • Manage subscriptions
    • Minimizar esta barra
 

A carregar comentários...
 

Deverá estar ligado para publicar um comentário.

    %d bloggers like this: