Mafalda tornou-se uma das mais famosas e caricatas personagens do mundo dos quadradinhos. Criada pelo cartoonista argentino Joaquín Salvador Lavado, conhecido por Quino, para um anúncio publicitário, completou 51 anos no dia 29 de setembro de 2015.
Mafalda nasceu em 1962, tem 6 anos, odeia sopa e adora os Beatles. É filha de pais de classe média, vai à escola, possui alguns amigos com quem realiza brincadeiras pertinentes e outras da sua idade e viaja com a família para a praia no período de férias. No entanto, ela é muito mais do que esta simples descrição pode dizer. Esta personagem, que logo se tornou célebre entre os leitores das suas histórias, é uma miúda constantemente inquieta com a humanidade e a paz no mundo.
No dia 25 de junho de 1973 Quino encerrou a publicação das tiras de Mafalda. Desde então, Quino ainda desenhou Mafalda algumas vezes, principalmente para promover campanhas sobre os Direitos Humanos. Em Buenos Aires, capital da Argentina, uma praça foi batizada com o seu nome, uma prova da importância desta personagem.
E foi tudo isso e muito mais que os alunos do Clube de Leitur@s Afonso de Paiva descobriram nos seus livros e numa apresentação interativa sobre a pequena Mafaldinha, apresentados pela professora bibliotecária Carla Nunes e ainda na visita à exposição patente no IPDJ de Castelo Branco sobre esta personagem que apesar de pequena é uma das dez personalidades da Argentina do século XX e as suas falas e reflexões continuam atuais e fazem até a mais desinteressada e apática das criaturas parar para pensar.
Deixe uma Resposta